Concurso de Fotos

I – OBJETIVO
O Concurso fotográfico do 23° Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (23º CBFPO) e do 10º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos e Plantas (10º CBCTP), tem como objetivo o compartilhamento de vivências entre os congressistas, concedendo-os a oportunidade para a exposição de seus melhores registros fotográficos do cotidiano, do trabalho, dos experimentos, das paixões vividas diariamente neste vasto mundo das plantas ornamentais, floricultura e cultura de tecidos de plantas.

II- TEMA
O tema do concurso fotográfico será “PLANTAS ORNAMENTAIS, FLORES E CULTURA DE TECIDOS”.

III- PUBLICO ALVO
- Poderão participar do concurso somente pessoas inscritas no 23º CBFPO & 10º CBCTP, com taxa de inscrição paga.
- Cada participante poderá enviar até 2 (duas) fotografias por inscrição, no entanto, poderá ter somente uma foto premiada.

IV- FOTOGRAFIAS
-As fotografias não poderão ser montagens fotográficas, nem fotografias com alto grau de manipulação digital. Caso situações como estas sejam detectadas pela Comissão Julgadora, a fotografia será imediatamente desclassificada.
- As fotografias a serem submetidas deverão estar de acordo com as características abaixo descritas:
a. Mínimo de 3.544 pixels, na maior dimensão;
b. Perfil de cor RGB (ou escala de cinza);
c. 300 DPI;
d. Formato JPEG;
e. Tratamento mínimo (apenas correção tonal, cromática, perspectiva e outros pequenos ajustes na imagem original).

Obs: A não observância de tais características implicará a desclassificação da correspondente imagem.
As fotografias devem vir acompanhada das seguintes informações, a serem preenchidas em formulário específico na Área do Congressista:
a. Nome do autor (congressista) da imagem;
b. Título da fotografia;
c. Nome do arquivo da fotografia;
d. Data e local onde a mesma foi produzida;
e. Autorização por escrito de terceiros, caso tenham sido registrados na fotografia.

V- DAS INSCRIÇÕES:
O envio das fotografias deve ser realizado até o dia 15/08/2021, na área do congressista do site (www.cbflorcultec2021.com.br), acessando o formulário apropriado (Concurso de Fotografias), segundos as regras descritas nos tópicos II, III e IV.

VI - JULGAMENTO:
O não comprimento dos itens II, III e IV ou ainda o cumprimento parcial das mesmas, implicará na desclassificação da respectiva fotografia.
A seleção das fotografias será realizada em duas etapas:
Primeira etapa: todas as fotos que apresentarem as dimensões demandadas passarão pela comissão julgadora, composta por especialistas na área de fotografia, floricultura, plantas ornamentais e cultura de tecidos, estabelecida pela Comissão Organizadora do 23º CBFPO & 10º CBCTP.
Nessa etapa, serão selecionadas 20 fotografias. Caso não ocorra a inscrição de mais de 20 (vinte) fotografias, todas serão analisadas quanto aos critérios do item IV e caso atendam às características mínimas, passarão para a etapa seguinte (Segunda etapa);
Segunda etapa: das fotografias previamente selecionadas serão escolhidas 10 (dez) fotografias, as quais serão divulgadas aos congressistas e estes farão a sua escolha nas melhores fotos. Essa votação se dará pelo endereço http:// www.cbflorcultec2021.com.br , na Área do Congressista, em link específico que será disponibilizado na semana do evento. Cada congressista poderá selecionar até 3 (três) fotografias e terá direito a votar uma única vez.

VII- PREMIAÇÃO
Serão premiadas as 3 (três) fotografias mais votadas, dentre as 10 (dez) escolhidas pelos congressistas (item VI, segunda etapa), as quais receberão certificado e prêmio a ser definido pela Comissão Organizadora.

VIII- RESULTADO:
O resultado do Concurso de Fotografias será anunciado no dia 22/10/2021;
O presente concurso é organizado e conduzido sob a responsabilidade do 23º CBFPO & 10º CBCTP; o resultado da Comissão Julgadora é soberano e não poderá ser questionado em nenhuma hipótese.

IX- CESSÃO DE DIREITOS:
As fotografias enviadas poderão ser utilizadas, sem ônus, pelas sociedades promotoras do evento, à saber: Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO) e Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas (ABCTP), para o fim que desejar, obrigando-se, contudo, a mencionar os direitos autorais.

X- USO DAS FOTOGRAFIAS:
As 20 (vinte) fotografias selecionadas na primeira etapa (item VI) participarão de exposição feita em meio digital ou impressas, (a ser definido) durante o evento. As fotografias serão expostas juntamente com o nome do autor e o título da fotografia fornecida pelo autor no formulário de inscrição.
As 10 (dez) fotografias selecionadas poderão ser usadas para a publicação de um Calendário 2022, que será disponibilizado em versão digital nos sites das sociedades promotoras do evento (SBFPO e ABCTP) e também para ilustração da capa das revistas das Sociedades promotoras (Ornamental Horticulture e Plant Cell Culture & Micropropagation). Os autores das fotografias selecionadas serão devidamente creditados.
Os participantes autorizam, por meio das suas inscrições, qualquer outro uso não-comercial que a Comissão Organizadora deseje fazer das fotografias submetidas ao Concurso.

XI - DISPOSIÇÕES FINAIS:
Quaisquer outros pontos não abordados nesse regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora. As decisões serão soberanas e irrevogáveis.
A inscrição de uma fotografia implica, necessariamente, a aceitação e a concordância com os termos deste regulamento. v Ao se inscrever no Concurso de Fotografias, os participantes aceitam os itens do regulamento acima citado e cedem o direito de uso dessas imagens.