Normas para submissão de trabalhos

Normas de Elaboração e Submissão de Resumos

A Comissão Científica do 23º CBFPO & 10º CBCTP receberá trabalhos no formato de Resumos Simples, de acordo com as instruções apresentadas a seguir.

I.      A submissão dos Resumos será eletrônica, no site do Evento, até 30 de abril de 2021;

II.      Cada inscrição plenamente efetuada (inscrição e pagamento) dará permissão para a submissão de 2 (dois) Resumos como primeiro autor. Como coautor, os participantes poderão participar de diversos trabalhos;

III.      Os Resumos deverão conter somente 5 (cinco) autores e o primeiro autor deverá ser o apresentador do trabalho;

IV.      Serão aceitos somente trabalhos devidamente concluídos, que não tenham sido apresentados em outros eventos nacionais ou internacionais e redigidos em idioma português.

V.      Para elaborar seu Resumo, baixe o modelo no link a seguir: Download do modelo de Resumo“;

VI.      Antes de enviar seu resumo, salve o arquivo com nome padrão, sendo “primeiro autor resumo 1” e  “primeiro autor resumo 2” (Exemplo: “Lucia Mariot Resumo 1” e “Lucia Mariot Resumo 2”);

VII.      No ato de submissão do trabalho o autor indicará uma subárea que servirá de informação para que a comissão científica encaminhe o trabalho aos Pareceristas:

a.       Botânica, biodiversidade e conservação;

b.      Desenvolvimento de produtos;

c.       Economia e mercado;

d.      Fisiologia Vegetal;

e.       Fitossanidade;

f.        Fitotecnia;

g.      Melhoramento genético e novas culturas;

h.      Paisagismo;

i.        Pós-colheita;

j.        Propagação e produção de mudas;

k.      Usos inovadores.

VIII.      Os trabalhos deverão ser submetidos pela Área dos congressistas na aba “Submissão de trabalho” e depois “Enviar trabalho”, após isso, basta seguir o passo a passo para o envio do arquivo.

IX.      Os trabalhos serão analisados por Comissão Científica constituída por equipe de consultores com experiência na avaliação de trabalhos científicos;

X.     A comissão científica avaliará o conteúdo e mérito acadêmico considerando os seguintes critérios (pertinência/importância do trabalho em relação a sua área de conhecimento, clareza e objetividade na comunicação, obediência às normas, resultados concretos e conclusões)

XI.  Havendo necessidade, a Comissão Científica solicitará adequações do trabalho e/ou esclarecimentos de qualquer assunto do resumo antes da aceitação. Os arquivos corrigidos serão devolvidos aos autores, e poderá ser consultado pela Área dos congressistas na aba “Submissão de trabalho” e depois “Consultar trabalho”, como o nome de arquivo recebido, acrescido da palavra “correção” (exemplo: “Lucia Mariot Resumo 1 correção” e “Lucia Mariot Resumo 2 correção“);

XII.  Questões de redação relacionadas à gramática, ortografia e digitação, são de total competência dos autores, ficando a Comissão Científica isenta de responsabilidade sobre tal conteúdo;

XIII.  As adequações/esclarecimentos estarão contidas dentro do arquivo e deverão ser efetuadas por meio da ferramenta “controle de alterações” da guia “Revisões” do documento tipo Word do pacote Microsoft Office;

XIV.  Após recebimento das solicitações de adequações/esclarecimentos, o autor correspondente terá o prazo máximo de 5 (cinco) dias seguidos para adequações e devolução dos Resumos. Após este prazo, se não houver resposta do autor ou se a Comissão Científica julgar que as adequações/esclarecimentos realizadas não estão de acordo com as solicitações, o Resumo será reprovado;

XV.  Não havendo solicitações de adequações/esclarecimentos, os autores receberão o comunicado de aceite de trabalho, tanto na área dos congressistas na aba “Submissão de trabalho” e depois “Consultar trabalho” quanto por e-mail;

XVI.  Todos os resumos submetidos serão avaliados, podendo obter o resultado de ACEITO ou NÃO ACEITO pela Comissão Científica do evento. Portanto, é aconselhado o seguimento criterioso de todas as normas de submissão e elaboração de Resumos apresentadas, pois a decisão da Comissão Científica na aprovação dos trabalhos será considerada irrevogável;

XVII.  Após o aceite do trabalho não será permitido qualquer tipo de alteração no conteúdo;

XVIII.  Em caso de rejeição do resumo, a taxa de inscrição não será devolvida, pois os congressistas poderão continuar participando do Evento, somente não terão seu Resumo apresentado e publicado;

XIX.  A aprovação dos resumos será divulgada no endereço eletrônico https:\\www.cbflorcultec2021.com.br\resumos e via e-mail até a data de 30 de junho de 2021;

XX.  Quando apropriado ou solicitado pela Comissão Organizadora é necessário apresentar os documentos que comprovem que o trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da Instituição;

XXI.  Trabalhos com novas cultivares deverão estar de acordo com as diretrizes do Registro Nacional de Cultivares (RNC) regido pela Lei n° 10.711 de 05 de agosto de 2003 e regulamentado pelo Decreto 5.153, de 23 de julho de 2004, cujos regulamentos podem ser consultados no respectivo site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.711.htm;

XXII.  Será emitido um único certificado por resumo, o qual será elaborado com as informações de autoria como preenchido pelo autor durante a submissão, ou seja, considerando os nomes dos autores e coautores na forma e sequência digitadas no arquivo de submissão. Portanto, faça conferência criteriosa desse item;

XXIII.  Os melhores trabalhos serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, ocasião em que os autores receberão certificado de menção honrosa e destaque pelo mérito científico do trabalho;

XXIV.  Havendo dúvida sobre qualquer procedimento relativo à submissão dos trabalhos, entrar em contato com a Comissão Científica pelo site https://cbflorcultec2021.com.br/contato/

XXV.  Atenção: Não serão aceitos trabalhos enviados fora dos prazos estabelecidos ou enviados por e-mail. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer falha de comunicação no envio.

Normas para Apresentação de trabalhos

1.      Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão incluídos na programação do Evento e farão parte de sessões de apresentação de pôsteres;

2.      As apresentações dos trabalhos científicos em formato de pôster será organizada de forma a reunir os trabalhos científicos de acordo com as subáreas do conhecimento, conforme o item 7.

3.      A confecção e impressão do pôster é de responsabilidade dos autores do trabalho;

4.      O pôster poderá ser de papel ou lona e deverá ter as dimensões máximas de 90 cm por 120 cm em orientação retrato.

5.      O modelo de pôster pode ser obtido através do link a seguir: Baixar Modelo do Poster